Dicas de como limpar seu sofá

Dicas de como limpar seu sofá

O sofá é um móvel feito para você descansar, relaxar, enfim, ficar à vontade. Por isso, muitas vezes ele acaba sujo, com migalhas de comida ou até mesmo manchas.

Fábrica de Sofá
09/05/2020

Para evitar esse tipo de problema, vamos listar aqui as principais dicas de como limpar sofá!

Como limpar sofá no dia a dia

É importante que você faça uma limpeza superficial do seu sofá pelo menos uma vez por semana com uma aspirador de pó. Isso evita o acúmulo de pequenas sujeiras que caem nele durante o cotidiano. Produtos químicos devem ser evitados, assim como a exposição direta ao sol.

Como limpar sofá de tecido com água

Não é nem um pouco complicado saber como limpar sofá de tecidos naturais, como algodão e linho, e de veludo. Você pode comprar produtos específicos para esses materiais e diluí-los em água ou fazer uma mistura de um litro de água morna (não quente) com 250 ml de vinagre branco.

Use um pano ou a parte macia de uma esponja para passar a solução escolhida no sofá, depois passe um pano seco e espere secar. Caso você esteja se perguntando como limpar sofá de tecido natural com manchas, a resposta também é simples: basta repetir o processo até que elas saiam.

Outro tipo de limpeza com água usa mais produtos, como aspirador de água e pulverizador. Neste caso, a quantidade de água é maior, são cinco litros. Para fazer este tipo de lavagem, é indispensável que na sua etiqueta esteja especificada a letra "O". O passo a passo é assim:

<Limpe o sofá com um aspirador de pó;misture o produto de limpeza específico para o seu sofá na água;coloque parte da mistura no pulverizador e pulverize o sofá;use uma escova macia para esfregar o sofá com o que sobrou da mistura;aspire a água com o aspirador de água.

Nesta forma de como limpar o sofá, você deve repetir o processo até que a água esteja saindo limpa. E, atenção, é importantíssimo secar completamente o móvel, caso contrário o estofado pode acabar estragando.

Caso as formas de lavar o sofá que ensinamos anteriormente não funcionem, você pode usar algumas das seguintes maneiras de como limpar sofá manchado.

A espuma de detergente pode ser usada para retirar manchas de gordura e refrigerante do sofá. O vinagre, por sua vez, é infalível na hora de como limpar sofá com mancha de caneta. É só esfregar levemente o local com uma esponja macia.

Já a água com gás ou tônica é a saída para quem derramou vinho ou café no estofado - e, para finalizar, use papel toalha para secar, mas não esfregue! Se não tiver nenhuma dessas bebidas, pode usar gelo também, indo das bordas para o centro da mancha.

Por fim, evite sempre usar sabão em pó e produtos que tenham cloro na composição. Caso não saiba qual é o tipo de tecido do seu móvel, opte pelo pano úmido ou, no máximo, detergente neutro líquido.

Fonte: Terra

Mais Artigos e Notícias