Como escolher o tipo de sofá ideal para sua sala

Como escolher o tipo de sofá ideal para sua sala

Conheça os tipos, formatos e estilos e confira quais detalhes podem fazer a diferença na hora de eleger o móvel perfeito

Fábrica de Sofá
07/05/2020

De característica marcante em qualquer ambiente e item básico em qualquer imóvel, escolher o sofá não é tarefa fácil. O primeiro ponto é que o móvel dá o tom na composição de qualquer decoração, tamanha sua importância. E ainda porque existe uma infinidade de opções existentes no mercado.

Todos os detalhes devem ser levados em consideração na hora de eleger o modelo ideal, desde tamanho, formato, tecido, cor e até mesmo conforto e preço. Confira as dicas para escolher o sofá ideal para o seu ambiente.

Na hora de escolher, é importante ter ciência do tipo de uso que será feito do sofá. Até porque nem sempre o sofá terá o mesmo uso a depender do ambiente que irá compor. Muitas vezes ele fica na sala e é usado para receber as visitas, outras ele é usado para ver televisão e deve prezar ainda mais pelo conforto. Tudo isso influencia na escolha final. “Para um living, a profundidade tende a ser menor. Nas  salas de televisão, o sofá geralmente é maior e ainda conta com mecanismo retrátil e reclinável. Na utilização de uma sala única para living e TV, deve-se ajustar o tipo e o tamanho relativo aos usuários, observando o número de pessoas da casa e o espaço disponível”, afirma Ira Oliveira.

Outro aspecto importante é o espaço disponível para o sofá. Isto vai determinar se será usada apenas uma peça ou duas, já que é comum fazer uma composição entre um sofá de três lugares e outro de dois. E ainda o comprimento do móvel, já que deve ficar disponível 70 centímetros de espaço para circulação em volta do sofá. “A acomodação dentro do ambiente vai depender do local e precisa garantir boas proporções e um posicionamento acertado”, completa a arquiteta.

Tipos de sofás:
Tradicional

O modelo estofado, por si só, já apresenta uma infinidade de opções: com pés mais altos ou com o fundo mais próximo do chão ou com almofadas fixas ou soltas.

Sofá-cama

Tem dupla finalidade, ideal para quem não tem muito espaço disponível. Serve tanto como sofá para uma sala, como pode virar uma cama na hora de receber uma visita em casa.

Retrátil e reclinável

Opção comum hoje em dia no mercado, são ideias para quem costuma passar bastante tempo no sofá. Funciona bem em salas de living, quando o sofá é usado para ver televisão. O encosto reclinável traz conforto por não deixar a pessoa sempre em uma posição mais ereta. E ainda existem modelos que são capazes de ganhar uma extensão para os pés. Ou seja, é possível ficar praticamente deitado no sofá com todo o conforto.

Inflável

Também ideal para quem não tem muito espaço em casa. Eles podem ser usados sempre ou ficar guardados até a hora da visita chegar em casa. Podem ser peças divertidas e coloridas, já que não precisam ficar fixas na decoração.

Fonte: Revista Zapimóveis

Mais Artigos e Notícias